quarta-feira, abril 13, 2005

O que novelas e mangás têm em comum?

Hoje em dia nota-se que a cultura em geral está sofrendo de um grande retrocesso, seja nos filmes ou até em outras mídias, sejam elas escritas ou eletrônicas.

O que os mangás têm a ver com isso? Tudo, pois para quem não notou a estrutura em que se baseia o mangá se assemelha e muito ás nossas novelas e seus dramas (incluindo aí o elemento humano de seus temores e dramas mais profundos), sem contar que há uma história contínua com começo, meio e fim.

Mas como sempre acontece, o discípulo superou o mestre, pois os animes e mangás, mesmo com todos os seus defeitos, sempre nos mostram uma boa lição sobre valores que estão em falta hoje em dia.

Num comparativo mais abrangente, as antigas gerações sempre perguntam o que aconteceu com a juventude que vive na mais absoluta desordem e caos, o que não é verdade. Por que? Perguntariam os mais conservadores. O que acontece hoje em dia é que a informação está mais acessível ás pessoas, seja ela escrita ou eletrônica, provocando uma certa confusão á todas as pessoas que querem apenas saber coisas simples, como o seu próprio cotidiano. Infelizmente, os seriados, sejam eles brasileiros ou até americanos (não há muito o costume de se fazer seriados japoneses, com exceção de novelas de meia hora e live actions) exibem uma realidade com a qual a pessoa não se identifica, sendo induzida ao erro. Comportamentos fora do padrão, como achar que se é melhor do que os outros por ser malandro, ser popular por namorar qualquer um sem caráter não se tornam a exceção, mas a regra. O objetivo do alerta, não é ser moralista, mas sim contestar que a sociedade atual está sem personalidade para saber o que realmente quer, estamos virando uma sociedade em que status se resume a ser fútil, desmiolado e tratar o mundo com descaso. Sabemos que a humanidade é melhor do que isso.

Nesse sentido, os mangás e animes por incrível que pareça, nos ensinam coisas que se perderam, como a valorização das tradições, respeito aos mais velhos e por que não a valorização da amizade e o mais importante, o respeito aos nossos pais.

Lógico que isso não é de hoje, mas remontam desde o principio dos mangás e foram se fortalecendo ao longo dos anos e mesmo que a sociedade nipônica, como a brasileira, possui seus defeitos, mas devemos aprender a parte boa, não se inspirar na parte ruim.

Nesse ponto, notamos que a sociedade americana dita como a “mais democrática” do mundo demonstrou ser a mais intolerante do mundo com relação ao que é diferente de seu pensamento, acabando por disseminar uma ideologia que tudo que foge ao padrão normal deve ser erradicado.

Um exemplo, se há um muçulmano que gosta de viver de tal maneira que a vista deles “pareça errado” deve ser convencido que não deve orar para seu Deus e deve largar uma vida austera e se dedicar ao fast food, ao segregacionismo e o “estilo de vida americano ”.Decida qual o melhor sem nenhuma pressão, pois nascemos com livre arbítrio e sabemos o que é melhor para nós.

Alem do mais, percebemos que há um culto a falta de personalidade vigente hoje em dia, parece até mais um disparate ficar alardeando que estamos perdendo nossas verdadeiras raízes, o que se verifica hoje em dia é que ninguém pode opinar de forma diferente, deve concordar com tudo. Mas uma questão acaba por se formar, se o Japão dito tão atrasado e preconceituoso aceita tanto as músicas e cultura brasileiras? Será que já não é hora de termos em mente que somos mais do que imitadores de uma cultura que já foi boa e hoje em dia contamina até nossa política, que aumenta impostos numa sanha absurda e não se investe um centavo naquilo que temos de melhor que é nossa cultura. Uma pena, mas como tudo tem solução e a melhor é cada um fazer sua parte e sermos a partir de sempre, um país de futuro. Basta acreditar.

2 comentários:

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...