quinta-feira, abril 14, 2005

Gothic lolitas vieram pra ficar

Para quem pensa que as tendências de hoje são apenas um reflexo do passado não estão enganados.

Nos últimos tempos algumas garotas começaram a se expressar de uma maneira única baseada nas antigas histórias de terror ou grupos de rock dito emocore (que muitos odeiam a tal ponto que quererem queimar todos os discos do Evanescence ou do Nightwish) se vestindo de uma forma que no Japão tomou um nome curioso: Gothic Lolita.

Curioso pelo fato de muitas garotas já terem passado da fase do colegial e dos romances típicos da adolescência (que não são tão importantes assim, pois o que vale hoje em dia é ter um trabalho decente e só aí pensar um pouco em romance) sem se importar muito com a opinião alheia.

O que chama a atenção nessa curiosa forma de se apresentar ao mundo é o jeito que elas se apresentam: bonitas, mas perigosas.

Sim, o que uma gothic lolita tem de bonita tem de perigosa.

Para quem tem acesso a fanfics (histórias que fãs inventam histórias baseadas em personagens já existentes) ou clubes de escritores da net percebe que todas as histórias envolvendo essas curiosas personagens nem sempre terminam de forma dita feliz.

Lógico que o lado obscuro da vida tem seu fascínio, mas muitas pessoas perguntam se tais garotas estão apenas seguindo moda ou são mais ofensivas, são um bando de particinhas sem personalidade.

Não cabe a ninguém julgar se as tais “noivas da noite” (sim, elas também se vestem de noivas com vestidos brancos ensangüentados) são apenas reflexo de uma pessoa tímida que se veste como perigosa para chamara a atenção e se elas gostam de se vestir assim, quem pode condenar?

A ascencão da tribo no Brasil

Nos últimos anos cresce cada vez mais esse tipo único de garota em eventos de mangá nos estados de São Paulo, sul e Rio de janeiro (eu, como Staff dos principais eventos de Sampa, tenho visto sempre essas novas góticas circularem tranqüilamente pelos corredores dos e ventos e atraindo muita curiosidade) que não é cosplay e nem está promovendo nenhum fanzine de sua autoria, as noivas da noite trazem algo novo, como o misterio e a fascinação por figuras histórias como as noivas do vampiro Drácula, os contos de Anne Rice ou até nosso representante brasileiro, André Vianco (se não leu nenhum deles, procure na biblioteca ou livraria mais próxima) além de darem um gosto especial para aquelas que representam seu personagem com a primazia de uma atriz de teatro.

Voltando ao começo do texto que dizia que as tendências de hoje são apenas o reflexo do passado, explica-se: há muitos anos atrás (especificamente, no séc. XIX) existia no mundo uma tendência de se adorar a mocinha frágil e indefesa, quase sempre representada como uma doente terminal ou uma tuberculosa (sim, a sociedade e os escritores achavam que a mulher para ser pura deveria ser indefesa e que maneira melhor de representá-la do que dessa maneira?) que necessitava de todos os cuidados para que não padecesse do seu mal. Assim, escritores aproveitavam esse filão para explorar esse ramo e atrair multidões para seus escritos. Escritores como Mary Schelley (a mesma que criou Frankestein e no final do livro o monstro quis uma companheira e advinhem quem foi escolhida, a falecida e frágil noiva do medico que ressuscitava mortos com pedaços de cadáveres e que voltou a vida, mas não agüentou ser um monstro)ou até como Bram Stoker, que em Drácula transformou a irmã de Mina ( a prometida do vampiro), uma garota frágil no mais horrendo monstro sugador de sangue.

Hoje em dia, percebe-se que a parte feminina do planeta busca uma forma de ser mais independente, mas sem perder a graça e a feminilidade, e por isso em pleno século XXI temos o fenômeno das Gothic Lolitas (ou noivas da noite, se preferirem) que nos agradam, nos atraem com sua beleza e seu mistério.

Assim sendo, lembre-se: por trás de uma criatura frágil sempre existe uma fera adormecida.

2 comentários:

Kiraji sensei disse...

o mundo está precisando de beleza e de mulheres bem femininas.
além do mais, o q seria dos homens sem
elas?

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...