terça-feira, julho 17, 2007

Porque superdotados tem problemas de se relacionar?

Um texto que recebi de um amigo meu por e-mail e achei interessante compartilhar com vocês, apesar de não ter o costume de colocar outros textos aqui, mas vale pela curiosidade.

Ps.: a imagem ao lado é só pra chamar sua atenção.


Por Ithamar Paraguassú Ramos (Rak Nai)

O grande problema dos superdotados é simplesmente porque "pensam demais"
Passei anos sofrendo e estudando sobre as pessoas e cheguei a solução que eu chamo de desligar o cérebro e "Ligar o f**a-se"

Pra isso precisamos saber algumas coisas sobre pessoas "Não-superdotadas"

1 - As pessoas seguem as regras sociais sem questionar.
Não importa que esteja se contradizendo com outra norma de conduta, as pessoas "racionais" tentam manter um comportamento coerente e as "Não-superdotadas" não estão nem ai pra isso. Só querem seguir as regras do que eu chamo de "manual da vida".

2 - As pessoas se guiam cegamente por figuras de autoridade.
Nós pensamos sobre as informações que nos são passadas e refletimos sobre o assunto desenvolvendo nossa própria opinião.
Os "Não-superdotados" escolhem alguma figura proeminente como um professor, artista de televisão ou parente e o seguem talibanescamente sem questionar a informação.
Por isso essas figuras quando atingem escala nacional é chamados de "formadores de opinião" porque os "Não-superdotados" não querem ter o trabalho de ter uma opinião própria.
Isso acarreta nas clássicas e improdutivas discussões de "mas o professor disse".
Por falta de informação e respeito à forma de vida a sua frente o superdotado não tem consciência de que esta argumentando com um papagaio-humanoide que só esta repetindo o que outra fonte disse. O único modo de mudar sua opinião é ir até a fonte que nesse caso é um professor e discutir com ele.
O problema é que o dito professor também pode fazer parte de uma reação em cadeia e não passa de outro papagaio-humanoide.
O pior é que essas pessoas "Não-superdotadas" não se importam se estão falando besteiras. Isso nos remete a primeira informação.
As pessoas seguem as regras sociais sem questionar.

3 - As pessoas vivem no mundo da fantasia.
Uma frase comum entre os "Não-superdotados" é "cada um vê a realidade de uma determinada maneira”.
Claro que uma pessoa racional acho isso uma tremenda besteira. Só existe uma realidade, palpável pelas leis da física e de deus. Acontece que essas pessoas não são racionais e o que elas querem dizer é: "Cada um vive na própria mentira que criou"
Então a maioria das pessoas está em um mundinho de fantasia particular e de certa forma possuem consciência disso.

4 - As pessoas felizes estão se lixando pros outro.
Vocês deveriam ter assistido a máxima do He-man "Se não gostam de você do jeito que você é então não são seus amigos"
Mas você não escuta isso porque estão preocupados demais com o que os outros pensam.
Lembre-se da regra três. As pessoas estão presas no seu próprio mundo. Se você não faz parte dele, não as afeta. Então não interessa o que você faz da sua vida.
Agora existem as pessoas sem vida e infelizes. Essas são as únicas que se importam com os outros e essas querem que você seja mais infeliz do que elas para se sentirem menos miseráveis. Nisso entra o "Ligar o Foda-se”.
As pessoas te acham estranho, passa a mão em você e vai embora. Acredite em algum lugar tem gente que gosta do seu "estranho”.

Um caso curioso era minha na minha deficiência de relacionamentos foi com a garota que eu me interessava e os sujeitos que saiam com todas as garotas.
Comecei a andar com eles e vi a atitude deles: Davam em cima de uma garota, se ela não estava interessava partiam pra outra até que uma os aceitasse. Eles estavam todo o mês com uma garota nova simplesmente porque não se importavam com elas.
Eu queria aprender a conquistar a pessoa que eu tinha afeto e eles tinham muitas garotas exatamente porque não tinham afeto por ninguém.

5 - As pessoas são macacos de imitação
Semelhante aos caras que tinham garotas sem nenhum laço emocional
Acontecia parecido com a garota que eu gostava, ela queria viver um romance novelesco de acordo com os padrões que ela tinha inventado.
Eu tinha a falsa ilusão de que ela entrava em relacionamentos com pessoas que não serviam para ela e terminava se machucando, mas na verdade ela procurava viver momentos da sua vida igual às novelas e idealizava em seus namorados pessoas que não existiam.
Seguindo a informação 3 e 4 ela vivia em um mundo de fantasia.
No fundo ela não só não se importava com eles de verdade só queria preencher sua fantasia e seu sofrimento exagerado fazia parte dela, pois no fundo descobri que ela não estava nem ai pra eles.
As pessoas gostam de imitar o que acham legal, seja o programa de tv, um cantor um amigo ou um familiar.
Toda estrutura social das pessoas em geral segue um padrão de programação gerado por uma sucessão de imitações.

6 - Eles vão na onda
Novamente voltamos ao "ligar o foda-se" e a regra 5.
Quando as pessoas acham uma coisa legal elas simplesmente vão e fazem. E quanto mais gente vai na onda menos ridículo é. Até que vire moda.
Não importa quanto você despreze "Festa no apê" todo mundo se diverte. Menos você e isso faz de você um infeliz.
O pior de tudo é que o problema desta informação esta exatamente em nós mesmos os superdotados.

Nos analisamos essa característica de "ir à onda" e não aceitamos argumentos como "é porque é" e acabamos procurando respostas de um ponto de vista racional e criamos teorias.
O problema é que algum de nós que somos figuras de autoridade usa essa "resposta" as pessoas "Não-superdotadas” passam a repeti-las no lugar de dizer "faço por que gosto" do mesmo jeito que aquelas crianças do jardim de infância adoram girar no mesmo lugar até ficarem tontas. Elas não ligam pro motivo. Simplesmente gostam.

7 comentários:

Lucas Dantas disse...

Legal o post, pra ser sincero penso assim também e ajudou a dar nomes ao boi....

Mas num sei se eu me chamaria de superdotado, tenho medo de começar a me achar demais e nem ser por ai, mas valeu a pena.
FLW

Anônimo disse...

Muitos se acham superdotados, de difícil relacionamento, quando na verdade pode ser apenas síndrome de Asperger. Achar-se extremamente inteligente é uma forma comum de auto-engano.

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...

Anônimo disse...

Bom, acho que esse post ficou perfeito ao meu ver, mas como dito acima, cada um tem seu ponto de vista, ve a realidade de uma maneira...

quem quiser trocar e-mails: paulo_henrique_3000@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu sempre tive muita dificuldade de relacionamento, e claro que isso começou logo cedo, não sei se as pessoas acham estranho ou simplesmente não gostam de ter pessoas que se esforçam a seu lado, isso se esforçam porque o superdotado alem de inteligencia se esforça sim, lemos, estudados e criamos as coisas com inteligencia mais com muito trabalho duro, minha pesquisa com criptografia que o diga, bem quando tinha 10 anos na 5° serie a professora fez o grande favor de perguntar quantas luas tinham em saturno, eu logo respondi 18, e em jupiter ? tem 16 professora e em urano ? Urano tem 15 proff e em plutão ? Bem prof pela astrofisica plutão é um sistema binário, ele é formado por dois corpos de massa quase equivalente formando um sistema com orbita e translações diferenciadas, é com essas palavras o que já era ruim ficou pior ainda, fui excluido totalmente da classe por esse e outros fatos, até que no colegial fui pro colegio tecnico e fiz amigos de verdade, claro alguns tinham meio que medo, outros tiravam sarro, mais tinham os amigos de verdade que me seguem até hoje e eu a eles graças a Deus.. :D:D:D:D:D
Sobre as mulheres, aaa eu já amei muito, mais a palavra estranho, esquisito e pouco popular não traz grande afeição, resultado sempre com foras e chorando as noites, na verdade até hoje acontece, posso amar muit uma mulher, mais ela geralmente me troca por outro ou algo semelhante, bem antes eu ficava nervoso apreendia o que o cara fazia e acabva com ele no profissional dele, mais descia o cara no chão mesmo, derrubava e no fudo era uma forma de dizer vc pegou o que eu amo mais eu te pego em todo o resto.
E assim foi indo, até que entendi bem o porque não poderia fazer isso, e até que uma amada chegou a admitir pra mim, olha eu amo ele mais vc é sim superior em tudo, só tem um problema sabe ?? Eu gosto de homem mais normal.
Aquilo foi um choque né ?? Um choque não uma devastação.
Heheheh antes do meu auto controle surgir era muito engraçado, eu chegava no lugares e se tinha alguma coisa pra explicar ou alguma curiosidade meu avô sempre perguntava pra mim, heheh até hoje, e toos que me conheçem fazem isso, com coisas de matemática, computadores, fisica, engenharia e outros, e eu sempre com uma resposta certinha, nem um sim nem um não era porque tam tam tam tam tam tam tam tam tam e por tamtatum, nada de simples sempre completo, mudei isso tambem, mudei porque as pessoas normais geralmente gostam de sim e não e não dos porques, é muito dificil achar quem goste de porques, muito dificil mesmo.... :(:(:(:(:(:(:(

Bem nesse sabado depois de um ano sem ninguem e sem sair lá vou eu e sempre com as regras na cabeça ::

1° nunca responder completo.
2° fingir que não sabe certa coisinha.
3° tentar ser o mais normal possivel.
4° e tentar ser menos romantico, outro problema meu, romantismo, flores, educação, carinho, respeito, amor e dedicação, tudo o que eu tenho aqwui dentro do coração guardadinho, mais, que se eu usar pode causar um grande não afinal muitas mulheres dizem aaa homem tem que ter pegada, bem é isso ai.

Se tem alguem ai nesse situação fique com meu pensamento ::

Não esquenta cara porque nas diferenciais a gente dá risada e eles choram !!!!!!!!!!!!

Gente desculpa o desabafo mais eu tava precisando, fazia tempo que tava entalado aqui.. :(:(:(:(:(:(

haaa e pra quem acha que somos metidos e isso e tal não somos não, bem alguns realmente são, mais não tratem todos por causa de um cara .... :D:D:D:D:D:D


PS :: Se alguma letra estiver trocada, desculpem é a deslexia .. :(:(:(:(:(
Eu corrijo sempre os textos que escrevo mais as vezes passa alguma .. :(:((:(:(:(

thiago disse...

Superdotado? por que naão muda o título para: super-retardado?! pensei q era um texto inteligente e me deparo com alguma página arrancada do diário de um EMO!

Anônimo disse...

Tem gente que não entendeu do assunto e ta achando que ta zuando legal parabéns tiago vc é retardado kkk