sexta-feira, maio 20, 2011

Estamos realmente no rumo certo?

Estou acabando um curso de qualificação profissional no Senai e acredito que essa foi uma oportunidade muito boa para aprender coisas novas e questionar até a mim mesmo (sou bastante teimoso para aceitar determinadas coisas, mas estou um pouco mais tolerante).
Vindo do curso, algo me chamou a atenção. Bom, moro em São Paulo, perto do Brás e quando volto do curso passo por alguns lugares do bairro para observar algo novo ou que não tenha reparado antes.
Quando passei no trajeto para o museu do imigrante (na estação Bresser do metrô) olhei os cartazes que falavam das dificuldades dos imigrantes e sua luta por oportunidades na "América", ou no caso nosso amado país.
Li alguns relatos que diziam como se adaptaram em nosso país, a dificuldade de se comer feijão preto ao invés de feijão branco, trivialidades ao acaso.
Quando virei meus olhos para o outro lado me deparei com uma cena deprimente, vários sem-teto em frente ao museu em situação pior a dos imigrantes.
Gostaria de saber o que se passou em todos esses anos, que só temos um mundo egoísta que só enxerga a si e que os outros, ah, os outros que se lasquem.
Todos se esquecem que é com união que vivemos. Não sei qual a circustância em que tais pessoas estão, mas sei que não estão lá sozinhas ou por vontade "própria", algo que lhes aconteceu que deve ter abalado muito suas vidas.
Acontece que somos rebaixados a nada todos os dias e escorraçados de tudo sem cerimônia. Se você não se encaixa em um padrão, você está fora.
Se você não é descolado, galã ou tem um determinado biotipo, meu amigo considere-se ferrado.
Por isso que acredito que muita gente se entrega ao vicio apenas para fugir dessa realidade.
Considero errado tal afirmação, pelo fato de que não se pode julgar os outros apenas pelos nossos olhos e o que nos parece estranho ou excêntrico nada mais é do que uma maneira de se expressar ou agir sem querer ofender ninguém.

E penso como foi dificil para esses imigrantes entrarem em terra estrangeira e vencer e ao contrário do que dizem eles não vieram para tomar nosso lugar, só estão como nós, procurando um lugar ao sol, pena que a sombra seja muito pequena.

O que não enxergamos é que excelentes potenciais estão se perdendo porque muitos "não se encaixam nos padrões" . A meu ver só estão nessa categoria fanáticos e criminosos, que não respeitam os outros e nem a si mesmos.
Ficamos tristes sim, mas temos um propósito de melhorar o que está a nossa volta, basta querer e criar a oportunidade.

Nenhum comentário: