terça-feira, junho 22, 2010

O que fazemos como autores.

Há algum tempo venho acompanhando essa onda de "remakes" a rodo por aí. Sou contra isso porque sempre haverá uma comapração com o original, só vi isso dar certo em músicas e em raras exceções, com alguns filmes. Mas o que há hoje em dia com os autores? Ninguém consegue ter nenhuma idéia nova ou todo mundo acha mais fácil investir no que supostamente dá dinheiro?
Desculpe dar um balde água fria em quem cria, mas ler não é sinal de fraqueza ou falta de originalidade (o que é impossível hoje em dia, pois tudo por menor que seja tem uma referência).Eu me incluo como auto que lê e usa referências, se isso agrada ou não, isso cabe ao leitor julgar, não um bando de críticos que se fecham em preconceitos arraigados.
Infelizmente essa década, por raras exceções em evolução tecnológica (viva a televisão digital, a internet, os avanços da medicina e por aí vai) e por alguns fenômenos de vendas de livros e algumas Hqs e poucos filmes não foi muito propícia de coisas novas o que é uma pena, porque a tecnologia avançou e a criatividade parece que ficou maior em criar emoticons e aplicativos no facebook do que para o entretenimento de massa, que é aquela hora em que queremos desligar o cérebro e nos envolver com alguma mídia, livros ou cinema por algum tempo, relaxar e voltar a nossa rotina. Parece que se esqueceu dessa lição importante, pois só vi por aí "filmes reais" e "baseados na realidade"com enredos tão chatos e histórias de fantasia que só focavam uma coisa que decidi me dedicar a olhar melhor as obras antigas e filmes idem para pelo menos tentar melhorar o meu trabalho (que gosto, mas que tem que melhorar, confesso).Isso sem contar as novelas que estragam um pouco os enredos por focarem demais os bandidos e tratarem os mocinhos como imbecis sem atitude, tenho um certo asco por escolha de palavra melhor quando vejo atores dizendo que adoram interpretar o vilão da trama, mas não vejo uma alma viva defendendo as atitude do mocinho, santa apologia ao crime, Batman!
Tudo bem que é só uma história, mas já não está do que na hora de termos heróis mais decentes e sem estereótipos de chatos como em um determinado seriado policial por aí que "os mocinhos agem dentro da lei", sei, por isso que muita gente prefere assistir 9mm e Tropa De Elite...
Escrever para mim é colocar alma em seus personagens e não apenas pensar que é só "vomitar" estereótipos e se achar um gênio. Primeiro, tem que agradar o leitor e depois quem vier a conhecer sua obra que poderá ou não ser criticada.
Respeito ao público é o primeiro passo para se ter um público fiel. Esse é o meu objetivo.

Nenhum comentário: