Muita gente me pergunta como consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo e sempre tenho uma pergunta pra mim mesmo: será que temos mesmo que ter tantas atividades no nosso trabalho assim?
Penso que não,mas infelizmente vivemos como artistas em uma nação que privilegia a mediocridade não o talento.
Sei que parecem palavras duras,mas devem ser ditas.
Conheço excelentes artistas que têm que sobreviver fazendo um bico aqui e ali sem nenhuma esperança de melhora. Sempre dizem que somos a nata da vagabundagem, pois na cabeça da sociedade só pelo fato de trabalharmos de madrugada e dormirmos durante a tarde somos caracterizados como vagabundos.
Sabemos que é mentira tal afirmação, mas sempre recebendo atrasado e mal tendo pras contas sempre nos colocam em tal situação.
Não devemos ter vergonha de nosso trabalho e sempre devemos ter em mente que podemos evoluir. E assim retorno ao título acima: é possível ser versátil no Brasil?
Sim e não. Aprendemos várias coisas interessantes, mas depender apenas da sorte pra entregar um trabalho grande sozinho é atestar pra si mesmo que trabalhar tanto não leva a nada.Lógico, somos abnegados á nossa causa, mas a que preço? Trabalhamos por pouco e nos esforçamos o triplo. Devemos ter merecimento pelo nosso esforço sim pois somos merecedores de tal.
Quanto a ser versátil é discutível. Sei por experiência própria que fazer tudo sozinho sempre nos dá problema. Versatilidade ajuda na solução de problemas, mas é inútil na confecção de um desenho mais elaborado, pois precisaremos sim do arte-finalista e do colorista além do diagramador para nos ajudar.
Assim, pensem duas vezes antes de dizerem aos seus editores que são versáteis...
Link interessantep para quem aprecia redação:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=dicionarios/docs/origemdicionario
Nenhum comentário:
Postar um comentário