quinta-feira, dezembro 22, 2005

O que é realmente ser artista no Brasil?

Uma de minhas personagens no traço de meu grande amigo e colaborador MT (clique na imagem pra ampliar)


Somos incompreendidos. Somos abnegados. Vivemos na corda bamba e trabalhamos pra caramba. Ainda assim somos chamados de vagabundos.

Mas sabiam que em parte a sociedade tem uma certa razão em nos classificar assim?

Veja, quem quer viver de arte vive na ilusão que seu trabalho é o melhor do mundo, o problema é que milhões acham a mesma coisa e todos vivem achando que sua arte sempre será comparada a dos grandes mestres.

Você que critica um artista qualquer, seja ele bom ou ruim, se esquece que ele teve uma certa competência pra chegar aonde ele chegou.

Lógico que temos as ditas fraudes que aparecem a torto e a direito por aí, mas será que já não está mais do que na hora de pararmos de nos iludir e partirmos pra ação?

O nosso país é um dos mais criativos do mundo, mas infelizmente temos a mania de nos acharmos inferiores ao resto do mundo.

Por que? Se você nem tentou alguma coisa, como pode achar que seu trabalho pode ser classificado como inferior? Veja, se você, artista que está em seu canto reclamando que está sem chance de mostrar seu trabalho e se julga incompreendido, desculpe a culpa é sua por estar assim.

Também me coloco nesse balaio, pois me iludi por muito tempo achando que meu trabalho nunca estava bom o suficiente, eu era como se dizer medroso e perfeccionista demais.

Aí vemos como nos autoboicotamos com relação as coisas e deixamos nossa falta de auto-estima imperar. Sejamos mais ativos!

Você que reclama que tudo está uma droga, o que faz pra melhorar sua vida?

O que aprendi nesse ano é que realmente somos donos do nosso destino e somos culpados por nossas escolhas erradas. Bons profissionais aprendem a se adaptar aos percalços da vida e saber lutar por aquilo em que acreditamos. Além do mais, quem quer ser artista deve ser o ser humano mais informado do mundo e sim, estudar é essencial para se manter atualizado.

E pelo que sabemos quem não estuda e acompanha a evolução do mundo acaba ficando para trás (por isso que fiquei para trás durante muito tempo em minha vida) e chora pelas oportunidades que perdeu por não confiar mais em si mesmo (lembremos que arrogância não é sinal de excesso de confiança, mas sim de mente fechada e cruzar essa linha é extremamente fácil, lembre-se que boas críticas podem fazer render seu trabalho como nunca e sempre escute o que pode te engrandecer como artista e o que te denigre, finja que não ouve). Quem gosta da gente é a gente mesmo e nossos verdadeiros amigos, como diziam nossos avós.

Uma nova era da arte está se formando no Brasil e se temos grandes artistas em todas as áreas fora de nosso país, por que ainda não formamos um mercado sólido em nosso próprio território? Pelo simples fato de ficarmos criticando o trabalho dos outros e achando tudo ruim sem fazer nada pra melhorar.

Estou contribuindo com a minha parte e se meu trabalho é bom ou ruim não cabe a mim julgar por que no final o que realmente me importa é satisfazer quem realmente interessa, você meu querido leitor.

Ps.: Logo postarei alguns dos meus enredos pra avaliação de vocês, pois esse blog foi criado não pra disseminar fofocas ou intrigas, mas sim trazer cultura a um povo tão sofrido como o nosso.

Links interessantes;

http://monk-art.deviantart.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...