Hoje em dia os críticos dizem que não há maneira de reverter o quadro da falta de imaginação que assola o país por termos uma baixa auto-estima de nosso povo que está cada vez mais sem esperança de que surja uma nova safra de artistas que dêem ao Brasil um renome internacional.
O maior erro está em não se observar às atitudes individuais de artistas que, de forma independente procuram seu espaço na mídia e uma dessas mídias de futuro é a Internet.
Nos últimos tempos vemos nascer uma nova leva de artistas que não tendo um espaço nas mídias convencionais optou pela rede para divulgar seus trabalhos (lógico que nem todos possuem Internet em suas casas, mas podem acessá-la de lugares públicos, daí sua importância) e assim mostrar que não estamos parados com relação ao mundo. Sem contar as técnicas inovadoras de desenho que tais artistas mostram, pois, com a influencia dos quadrinhos europeus, dos comics e do próprio mangá, temos o que podemos chamar do começo de um estilo tipicamente brasileiro para fazer HQ.
Mas o que temos de tão importante que se destaca com relação ao mundo?
Uma única palavra, imaginação.
Nossos desenhistas, sem sombra de dúvida, figuram entre os mais imaginativos do mundo e assim sendo, podemos desenhar em qualquer estilo que nos for mostrado. Além do mais, os desenhistas brasileiros devem seu conhecimento a necessidade de se adaptar ao mercado, cada vez mais competitivo e voraz que não dá margem para erros ou hesitações. Assim sendo, temos cada vez mais brasileiros (e estrangeiros também) no site americano até então desconhecido do público Deviant Art.
O que é o Deviant Art?
Mesmo que pareça um site estranho á primeira vista o Deviant Art é um local para os novos talentos mostrarem seu trabalho como forma de atrair a atenção seja do público que o acessa e o indica aos seus amigos, seja como a porta de entrada para as editoras ou até a boa e velha farra para aqueles que querem conhecer novos talentos do seu meio, ou melhor grandes artistas.
Além do mais, por seu espaço democrático, o D.A. (Deviant Art) mostra todas as forma de expressão artística sem discriminar nenhuma.
Assim temos artistas que usam de lápis de cor (sim, Lápis de cor!) com uma maestria comparável aos grandes mestres até desenhos feitos em lápis comum e até artes maravilhosas pintadas no computador.
Por que todo esse burburinho em torno de um site praticamente de fãs?
Simples, hoje em dia temos a mentalidade de que não possuímos, seja aqui ou até em países como Filipinas artistas que podem fazer a diferença. Somo um povo alegre e muito criativo, vejamos nosso folclore e nossas lendas (para tanto que esperamos que haja uma cabeça privilegiada que consiga fazer excelentes histórias com o boitatá, a mula sem cabeça ou até com nosso grande ícone, o saci pererê) são tão ricas que ultrapassam as fronteiras de nosso continente.
Será que já não está na hora de pararmos apenas de nos espelharmos apenas nos E.U.A e termos uma identidade própria?
Pode parecer mera exaltação ao Brasil, mas sabiam que temos grandes artistas publicando na França e em toda a Europa e que possuímos a maior versatilidade de estilos que o mundo já viu e aqui fica uma pergunta: com tantos artistas batalhando para sermos os melhores lá fora, será que não é hora de deixarmos de ser grandes promessas para sermos realidade?
Sites recomendados:
http://edufrancisco.deviantart.com/
http://mario-freire.deviantart.com/
Um comentário:
No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...
Postar um comentário