quinta-feira, agosto 14, 2008

A onda vintage




Andando pela cidade, percebi como as pessoas estão mais preocupadas em preservar o passado e não avançar o futuro. Explico de forma simples, há uma idéia do que é antigo é bom e incontestável.
Isso não é de todo verdade, pois até civilizações antigas cometem seus erros e há aqueles que glamourizam épocas como a Roma antiga e até as civilizações orientais.
Não sou contra o passado, sou até a favor que temos que nos basear no passado para ir para o futuro, o que nos "mata" é o pensamento retrógrado , principalmente no Brasil que sempre tem esse complexo de inferioridade e que acha que épocas medievais dos outros são melhores que muitos feitos que marcam a gente positivamente até hoje. O errado é não avançar. Temos os melhores lugares de criação em termos de medicina, arquitetura e até moda, mas sempre e sempre estamos com essa mania de achar que o passado é melhor do que hoje.
Sejamos sinceros, há coisas que são boas hoje e há coisas que foram boas ontem, mas são épocas e situações diferentes. Ou você acha que a geração Playstation e Nintendo Wii quer saber de Atari ou telejogo? Não, são épocas diferentes e pensamentos diferentes.


Adoro estudar história e saber sobre o passado, há músicas e tendências antigas que eu adoro, mas não troco um MP3 ou um pendrive de 2Gb por um disquete de 5 1/4, isso seria voltar á idade da pedra. Gosto do passado sem deixar de ver o futuro.
Além do mais acho engraçado muitas pessoas usarem camisetas escrito 1965, 1975 ou até 1980 sem saberem que são datas de épocas importantes como 1975 (fim da guerra do vietnã), 1965 (guerra fria) ou 1980(abertura política) quando algumas pessoas que viveram aquelas épocas nem querem saber que elas existem.
Vejo que negar o passado é ruim e viver só disso é prejudicial ao crescimento da pessoa como indivíduo. Repito, não sou contra o passado, sou contra o pensamento estagnado.
Quero apenas expressar minha opinião acerca dessa nossa época de falta de perspectiva e estamos há quase 1o anos vivendo de passado sem melhorar nada. Se alguém for falar de internet, ela já existe desde os anos 80, o que aumentou foi o número de pessoas que a acessam todo dia e temos que filtrar muita coisa que vemos, pois há muito lixo por aí, mais por culpa de nós mesmos do que propriamente de quem faz, pois se gostamos de bisbilhotar a vida de celebridades sem conteúdo (oras, que vai melhorar minha vida se fulano está com sicrana ou se tal pessoa saiu nua numa revista ou se casou ou qualquer coisa?) e aclamamos dinossauros de estilos chatos (confesso, detesto MPB e bossa nova, mas isso é gosto meu) com o rei na barriga que fazem caras e bocas e há quem aplauda. Por favor, tenhamos pelo menos a decência de dizer basta para tudo isso e dizer que queremos ser bem tratados e que queremos conciliar o passado e o passado e o futuro de forma harmônica sem esquecer nem um nem outro. Aprendamos, quem vê demais o passado não tem futuro e quem sonha com o futuro não percebe seu presente.
Gosto de coisas antigas, mas andar de carruagem na cidade somente no séc. XIX ok?

Nenhum comentário: