segunda-feira, março 10, 2008

O valor das coisas hoje em dia

Tenho por hábito repensar minha vida toda vez que me encontro distante ou sozinho.Sempre vejo que vida de desenhista é equivalente a de cigano, não tem lugar fixo nem hora pra partir para outras paragens. Vejo que escolhi uma vida que gosto, mas que muitos nem chegariam perto.
Acho estranho ser taxado de vagabundo ou incompetente, na minha visão gosto de pensar que sou diferente demais da maioria e hoje em dia vejo que muitos conceitos e preconceitos que tinha nada mais valem hoje em dia pra mim. Acho que quando se fica mais velho, ficamos mais teimosos ou mais sábios...
Estar sozinho tem suas vantagens e desvantagens, estar sempre com uma mala nas costas ás vezes nos deixa sem saber se realmente temos um teto ou apenas vivemos temporariamente em um lugar.
Estou numa fase de minha vida que quero conhecer coisas novas e outras pessoas quem sabe até encontrar uma cura para minha inveterada solterice, mas nada de nos afobar é tudo novo e devo ter calma. Vejo que gosto de arte como conceito das coisas, mas ainda assim é que sempre me pergunto quando me deparo com minhas dúvidas: sou artista ou estou artista?
Não que me ache uma fraude completa, mas por me deparar com pessoas que nem tem a metade da minha dedicação e que ganham rios de dinheiro sem ter metade do meu esforço.
Celebridades instantanêas, garotas de programa que viram escritoras, "cantores" de Funk e coisas do gênero me fazem sempre pensar que valor que eu dou pras coisas que eu gosto ou até me dedico e respondo pra mim mesmo que modas vão, artistas ficam.
Quem não se lembra de bandinhas modinhas de anos atrás que ninguém nem sabe que existem hoje em dia ou celebridades que ninguém nem sabe que existem na atualidade.
Sei que sigo meu caminho e não me importo mais com opiniões alheias á minha, mas noto que para ser alguém que marque na humanidade tenho que nunca trair a pessoa mais importante em minha vida: eu mesmo. Quando isso acontecer deixarei de ser quem eu sou para ser apenas mais um que nada acrescenta á esse mundo sofrido em que vivemos.
Portanto, para quem quer seguir a arte como vida só dou um conselho, sejam vocês mesmos, mesmo que isso desagrade a maioria, é sua vida que está em jogo e nunca se esqueçam disso.


Ricardo Bomfim é roteirista, desenhista, arte-finalista, diagramador, ilustrador, escritor e roteirista e apesar de trabalhar por sete ganha como um... é a vida!

2 comentários:

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...

Anônimo disse...

No se, llamadme pervertido si quereis, pero ESTE es el mejor video que he visto...